domingo, 14 de fevereiro de 2010

ALEXANDER MACQUEEN




















































Alexander Macqueen é considerado pelos críticos da moda como um talento excepcional no mundo fashion desde a década de 90. Nasceu em Londres em 1969 e faleceu em 11 de fevereiro de 2010. Aos dezesseis anos teve que sair do colégio. Trabalhou na Anderson & Sheppard e na Gieves & Hawkes (alfaiataria luxo conhecidas internacionalmente). Para Macqueen foi à oportunidade de conhecer o trabalho de grandes mestres alfaiates e se aperfeiçoar-se na técnica do corte e na confecção das roupas de alto padrão. Depois trabalhou com Angels And Bermans, especializada em figuro teatral onde conheceu as técnicas de se construir roupas de outras épocas da história. Trabalhou ainda na empresa de Koji Tatsuno (estilista), e depois foi para Londres trabalhar como assistente de Romeo Gigli (estilista). Em 1994 voltou para a Inglaterra cursou moda na Saint Martin´s School. A coleção apresentada no final do curso deixou o público tão impressionado que a editora de moda inglesa Isabella Blow não só comprou a coleção como também se tornou a principal divulgadora de seus trabalhos. Em seus trabalhos foram explorados temas polêmicos e até chocantes como: a sensualidade torturada, o sado masoquismo, o fetiche e a morbidez. Embora fosse conhecido como o “bad boy” da moda, em uma de suas entrevistas deixou transparecer seus sentimentos românticos ao comentar que a primeira imagem a qual lhe chamou a atenção para a moda foi a roupa de cinderela pendurada no quarto da irmã. Era um gênio e mesmo com a postura tida como “audaciosa e polêmica” foi convidado em 1996 para tomar frente como estilista de uma das maiores marcas do mundo a Givenchy, estaria substituindo o também genial John Galliano. Ali permaneceu até 2001.
Em suas coleções recentes foram apresentados elementos de inspirações como: borboletas, ícones indígenas, caveiras e piratas, tailleurs com cortes perfeitos, vestidos fluídos, espartilhos e a cultura hispânicas. Macqueen entrou para a história da moda como um dos maiores gênios de sua geração. Foi muito premiado. Também foi condecorado pela rainha Elizabeth II. Suas lojas estão localizadas em Londres, Milão e Nova York. Esteve no Rio de Janeiro por algumas vezes e em uma de suas entrevistas se disse deslumbrado com a arquitetura das favelas, pediu para que lhe dessem plumas coloridas. Macqueen dizia: “Não há melhor designer no mundo do que a natureza”.
Muitos ícones da música o admiravam. No clip “bad romance” a cantora Lady Gaga aparece calçada com um dos sapatos enormes de Macqueen. Sua melhor amiga segundo imprensa era a modelo Kate Moss.
Dia 11 de fevereiro o mundo da moda ficou chocado com a notícia de sua morte. Segundo os noticiários, o estilista teria cometido suicídio. Muitos acreditam que Macqueen sofresse de uma depressão nervosa e com a perda da mãe, infelizmente não tenha suportado a dor.
















































Bibliografia
SABINO. Marcos. Dicionário da Moda. Ed. Campus. São Paulo, 2007.
Sites e blogs visitados:
wilkipedia.org./wiki
http://www.abril.com.br/
http://www.contigo.abril.com.br/
WWW.oglobo.globo.com/cultura
WWW.estadão.com. br
WWW.modismonet.com/
Primeirafila.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário