quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O PRETO É A COR DA ESTAÇÃO


A cor preta faz parte da cartela de cores dessa estação e pelo que vimos nos desfiles dos FW, também terá uma grande presença no próximo inverno, embora nesse período, as cores são sempre as de tons mais escuros. A cor preta não sai de moda, é uma cor que tem vários atributos a nosso favor. Ela tem sempre uma aparência de roupa nova e também da à sensação de menor volume para quem está usando. A cor é a preferida de muitos estilistas, entre eles Glória Coelho, Reinaldo Lourenço e outros. Mas foi com a corrente japonista da década de 80, de Rei Kawacubo e Yohji Yamamoto, que o preto pode ser visto a qualquer hora do dia. Antes você só podia usá-lo como traje de noite, de velórios ou entre os punks e góticos. Quem passou pelos anos 80, sabe que o mundo literalmente ficou preto, e foi ótimo.
Apesar de a cor ter uma série de pontos a favor da construção de um bom look, existe algumas coisas a serem observadas. A cor é carregada de significados e pode projetar a imagem, a idéia de segurança, sabedoria, coerência e autoridade. Por outro lado pode significar distanciamento, rigidez e agressividade. Para quem não deseja projetar esse tipo de significados, é interessante que se tenha equilíbrio ao compor o look, ou seja, mesclar tecidos mais claros, já que eles indicam acessibilidade, jovialidade, frescor, delicadeza e cordialidade. As formas também são muito importantes, por isso é interessante deixá-las mais soltas e desestruturada
Quanto aos acessórios, vale focar um ponto e valorizá-lo com peças que destaquem o look. Se optar pelas pulseiras ou braceletes, que, aliás, foram as que mais apareceram nesse FW 2011, tanto os daqui como os internacionais. Use peças menores e lisas. Os dourados que também estão em alta, é uma boa sugestão. Para quem gosta de brincar com as cores, vale pontuar o look com peças divertidas.  È importante observar que para o trabalho ou entrevistas de empregos, dispense brincos e colares mega, eles chamaram mais a atenção do entrevistador do que você, mesmo se o ambiente for casual. (Ana Vaz, 2010 p. 67).
Para quem gosta da cor pode usá-la sem medo, ela faz parte da estação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário