quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PALESTRA CHRISTIAN HALLOT - EMBAIXADOR DA H.STERN

Hoje (01/12), a Faculdade Cambury nos presenteou com um evento de alto nível na área da joalheria. Dessa vez ela trouxe o embaixador da H.Stern, Chistian Hallot. O título dispensa comentários sobre seu currículo (um dos maiores nomes da joalheria mundial). A palestra foi prestigiada por empresários, designrs, professores e alunos do ramo da joalheria.   Numa manhã muito gostosa, o embaixador iniciou a apresentação com a história de Hans Stern, o fundador da H.Stern e o primeiro a apresentar as pedras brasileiras para o mundo. A empresa que hoje está entre as maiores (a francesa Cartier, a italiana Bulgari e a Americana Tiffany), iniciou-se em instalações modesta, no entanto já naquela época Hans aplicava ações que seria as características marcantes de sua empresa, entre elas, o trabalho manufaturado em alto padrão e exclusividade na criação das jóias. Uma grande jogada de marketing foi o de mostrar ao consumidor, o processo de produção de uma jóia. Para quem já presenciou tal feito, sabe que é fascinante,  ou seja, um pedaço de metal ou pedra bruta se transformando em um dos objetos de desejo mais cobiçado pela mulher, a jóia.
Depois dessa abordagem Christian falou sobre o processo criativo dos designres de jóias da H.stern. Lá eles não vão atrás de canais informativos de tendências, e sim aprofundam em pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido e fazem uma imersão ao mundo daquele que será a inspiração nas criações. Outro assunto interessante foi o estudo do público a partir dos anos 90. Época de grande transição de pensamentos e comportamento da mulher. Nesse período a mulher ganha poder de decisão e compra e o prazer pessoal se torna mais importante. Estar a par do que o público pensa e age é um caminho para o sucesso de qualquer empreendimento.
As poucas horas que estivemos no auditório pudemos ter uma série de informações sobre esse mundo que tanto nos  fascina que é o da joalheira.
A H.Stern acaba de lançar uma coleção denominada Ancient América, inspirada no imaginário dos povos da América pré-colombiana. Esses povos possuiam uma cultura extremamente rica. A fé era muito importante,  politeísta acreditavam em vários deuses. Para eles a alma poderia se manistar em vários corpos, inclusive nas dos animais (por isso são tão presentes nessas culturas). Pensando nisso os designers apropriaram-se de elementos relacionados aos animais mais cultuados dessas civilizações e os transpôs para as jóias, como resultado foram elaborados anéis lindos fazendo alusão as asas dos passaros, anéis com contrastes de cor entre o preto e o branco como se fossem  cascos de tartarugas, pulseiras e anéis magnificos com delicadas texturas lembrando o couro das serpentes, escamas de peixes outros mais. As jóias contém diamantes, diversas tonalidades de ouro, onix e pedras preciosas. E por falar em pedras Christian lembrou que Hans, desde do início de sua carreira, não admitia que algumas pedras fossem denominadas como "semi preciosa" para ele todas as pedras são preciosas, por isso são valorizadas e conhecidas no mundo inteiro.  
A iniciativa da Cambury foi ótima para podermos conhecer um pouco mais sobre a arte da criação de jóias. Agradeço pelo convite e a atenção. Obrigada.
Site da H.Stern: http://www.hstern.com.br/

Rodrigo Balestra, Christian Ballot e Sandra Brenner

Sandra Brenner/ H.Stern Goiânia e Lili Moreira (Comunicação e Eventos Cambury)

Henrique de Freitas -  Diretor do Museu Zoroastro Artiaga e Sandra Brenner H.Stern de Goiânia

Robson Bosso - Professor da Escola de Jóia e Gemas da Cambury

Patricia de Paula - Design de Jóias

Convidada

Karina Restlé e Eduardo Arcanjo - Designers de Jóias e Gemas da Cambury

Convidadas


Thaissa Guerra Peixoto - Aluna do Curso de Design de Jóias e Gemas da Cambury

Convidadas

Convidadas

Cristiane Guimarães - Aluna de Design de Jóias e Gemas da Cambury

Da esquerda para a direita - Carina Helene (Design de Jóias), convidada, Prfa. Edna Sant'anna (Arquiteta e Design de Jóias).

Patrícia Meneghetti - Centro de Convenções de Goiânia

Design de interiores

Christian com alunos, Rodrigo Balestra (Coordenador) e Robson Bosso(professor) da escola de jóias da Cambury

3 comentários:

  1. A palestra deve ter sido incrível, vi alguns reviews via twitter!
    xoxo, cherry

    ResponderExcluir
  2. Que chique a palestra adorei ..e todo mundo muito bem arrumado ...

    ResponderExcluir
  3. Claudice estou fazendo um site pra venda de produtos de novos designs de roupas ,acessorios ejoias .Tu tens interesse ?

    ResponderExcluir