sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A MODA SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE

Autora do texto : Dra. Regina Célia psicologa - CRP 09-736
Especialização em Psicanálise Clínica - PUC/SP
Consultório: Av. T-36 nº 3182 - Sala 110, Edf. Aquarius Center
Setor Bueno - Goiânia - GO

Foto: reprodução

Foto: http://www.modaparamim.blogspot.com/

Foto: http://www.marson.blogspot.com/
Não há nesse texto, nenhuma pretensão de uma exposição profunda sobre o significado da moda na vida do ser humano, filtrado pela piscanálise. Até porque, teria que ser uma escrita mais elaborada, no que tange permear a teoria piscanalitica, que nos levaria por suas vias téoricas a tocar as entranhas do desejo inconsciente dos  indivíduos, expressos pela imagem que ele apresenta através da moda que sustenta.
A ousadia em escrever sobre o assunto, é mais um convite a um pensar sobre a moda como meio de comunicação do sentir pela ótica da psicanalise.
Moda não é só vestir são usos, são costumes, que perduram por um espaço de tempo. São todos os procedimentos, aos quais o corpo é exposto, (plásticas, pinturas, piercing, tatuagem), toda elaboração feita no corpo resulta em moda.
Sendo o corpo o canal vivo, pelo qual o indivíduo demostra seus prazeres, suas dores, suas emoções. Podemos pensar na moda como o instrumento eficiente, que alcança com maestria esse propósito, emitir mensagens, comunicar-se.
A imagem trabalhada produzida, está a serviço de despertar o olhar do outro. E isso só se dá, porque existe um outro ser desejante. Somente pelo olhar do outro, que essa linguagem simbólica do desejo se estabelece. Podemos considerar a moda, um longo e certeiro caminho para ascender o indivíduo à posição de destaque , à posição de objeto de desejo do outro, remontando a posição narcisista. O desejo de ser visto , de ser valorizado, de ser desejado, se sustenta no mundo das passarelas, porque existe o aplauso do outro, o olhar desejante do outro.
É através do corpo, que o indivíduo se expressa e se apresenta ao mundo, atribuindo um leque de possibilidades para a interpretação de sua identidade e de seus conteúdos inconscientes.  O corpo se torna objeto da arte, ornado pelas roupas, sapatos e acessórios, com estilo próprio, falando por si só da intenção de quem os sustenta e de uma época que se vive. A moda sempre foi um marco na humanidade, para determinar um tempo, para levar mensagens, seja de paz ou de protestos. Seja qual for o estilo, a arte do vestuário sempre revelou a maneira de pensar a vontade do ser humano, individual ou das massas. Os punks, os roqueiros, os nobres, os metaleiros, todos falaram através dos cabelos, das roupas, dos acessórios. Deixaram, através de mensagens na civilização humana, através de seus grupos e de grandes movimentos, através de suas expressões, de suas marcas e principalmente através de suas imagens.
A partir dessa escrita, podemos pensar então, que pelo viés da pisicanálise, podemos ler a moda não só com a função de ornar, de aprimorar um corpo, mas como uma mensagem viva de um corpo vivo, que vibra, que sofre, que se alegra, que se entristece, que se embrutece e que se suavisa.
Podemos entender que o corpo se serve da moda , para reafirmar a personalidade, para mostrar o melhor e o pior do âmago humano.
Finalizando, a grande verdade é que a moda sempre fará sua história, na história da humanidade através de um corpo vivo, e essa humanidade sempre falará através de suas modas. Essa cumplicidade, se torna o próprio lugar, o terreno onde o exterior tráz a mostra o mais verdadeiro do interior humano.

4 comentários:

  1. Olá! Adorei a sua visita no blog e mais ainda, saber que existem mais estudiosos interessados na intensa relação entre moda e psicanálise!

    Podemos travar bons diálogos!

    Conte comigo.
    Abraços, Renata.

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  2. Que textooo lindoooo!!!

    Amooo Psicanálise... faço faculdade de psicologia e quero seguir essa linha teórica!!!

    Ameiii o post!!!!

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

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  3. Nossa amiga, muito bom!
    Beijos da Cáca!
    @ERICA_LLima
    http://sereiabonita61.blogspot.com

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  4. Esse texto é muito bom. Acredito que, analisando sob uma ótica parecida, é interessante pensarmos a moda como uma expressão idealizada para "o outro".

    =***

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