terça-feira, 23 de novembro de 2010

FÓRUM DE INSPIRAÇÕES VERÃO 2012

Aconteceu ontem (22/10) A palestra de inspiração para o verão 2012, no auditório do Senai, com Tatiane Sousa. A Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos e a Abicalçados estão entre as idealizadoras do projeto.  Foi uma palestra rápida, no entanto muito rica em informações, não só para os setores calçadistas, mas também para todas as pessoas que tem envolvimento com a moda. A palestrante Tatiane Souza fez uma abordagem sobre os 03 conceitos que vão norteiar os designers de calçados e acessórios no verão 2012. Também falou sobre a pirâmide utilizada para desenvolver o mix do produto, ou seja 60% da criação deve ser estar voltada para as peças básicas da coleção, é o uso das inpirações (tendência) que já estão no mercado, é o que ela chamou de bate caixa. 30% são para as peças que requer mais planejamento nas formas, nos materiais e cores. O o restante que são os 10%, é a perfumaria da coleção, ou melhor, é a parte conceitual onde fazemos nossas experimentações. Para nós designers está é a parte que mais gostamos, mas temos que ter muito cuidado com ela, por isso é a que tem menor porcentagem na pirâmide, porque geralmente não sabemos se será comerciável ou não. Durante a palestra foi exibido um vídeo sobre as inspirações, as imagens e conteúdos reforçaram as palavras da palestrante.  Nesse fórum não foram distribuídos catálogos, mas quem tiver interesse é só acessar www.assintecal.org.br/forum, lá você terá acesso a cartela de cores, à sites muito bacanas de moda nacional e internacional, além do calendário dos eventos.
Abaixo o resumo dos 03 conceitos:

Conceito 01 - Nesse ítem abordou-se sobre a explosão das cores e a aceitação pelo público. O uso das cores vibrantes que estão aparecendo em todos os produtos, seja no setor moveleiro, decorativo, vestuários, calçados e até automobilístico. Essas cores tem mostrado o desafio aos padrões convencionais e aos poucos revela a nova estética do século 21. O uso requer certa habilidade, contrapor cores vibrantes com cores apasteladas ou apenas pontuá-las em bases neutras  pode causar efeitos surpreendente. 

Conceito 02 - Designer com ergonomia, conforto nas formas bem planejadas. Palavra chave designer funcional e utilitário. Tem como referência os anos 70. A tecnologia também está presente nesse conceito o termo Facebook, o olhar para o amigo através das redes sociais, a exposição de imagens das pessoas nessas mídias. As iluminicências nos objetos, a transparências lapidadas e as cores apasteladas mais claras.

Conceito 03 - Tem como foco a simplicidade e a nostalgia. O que aparece nesses conceitos é a essência do produto, limpo sem muitos artificios. O homem está mais próximo à natureza, trabalha-se muito o sensorial. Tem como referência a década de 50 onde a simplicidade era muito presente. As cores sofrem ação do tempo, portanto são opacas. Os produtos as vezes tem aparência de estado bruto, inacabado, isso não quer dizer coisas mal acabadas e sim pelo contrário o bom acabamento conta muito nesse conceito.


Tatiane Souza

Profissionais, designers de moda, produtos e calçados

Tatiane Soza e Denise - Consultora de moda Senai

Tatiane Souza e Denise/Senai

Sheila -  Gro Design

Adriana Prudente - Marca Tendência


Diogo Gabriel e a design de moda Marlúcia Santos

Nadna Chalup - Espaço Brazuca

Convidado

Iraídes Gomes - Instrutora Vestuário Senai

Diogo Gabriel - Premiado em 2o Lugar nas Olimpiadas do Conhecimento Nacional do Senai (cat. desenhos)
treinado pela design de Moda da Fatec Senai Itálo Bologna, Marlúcia Santos


Convidadas

4 comentários:

  1. Oie,obrigado por visitaro Diary Girl,já estou te seguindo.
    Eu pretendo cursar moda, mil beijos e volte sempre! ^_^

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  2. Florrrrr parabéns pelo blog!!! Ameiii.. tbb acompanhooo as palestras do forum aquii em Franca!!!! Realmente é maravilhosoo!!! Sucesso pra vc!!!! beijosssssssssssss Cocenza

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  3. Claudilice Aragão, parabéns pelo blog. Adorei está perfeito!!!!! Já estou te seguindo.
    Sucesso.

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  4. LGSITES CRIAÇÃO E HOSPEDAGEM DE WEBSITES
    APRESENTA

    AGORA MODA GYN o site da moda em Goiânia.

    ...Será lançado o mais novo site da moda em Goiânia.
    As lojas serão divididas em moda infantil, feminina,
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    *Com toda informação e amostra de produtos da sua loja.

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    *Somente 120 lojas a serem cadastradas.
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    *Vamos ao seu estabelecimento fotografar seus produtos.

    ESSA MODA VAI PEGAR!!! ESSA É A LISTA DA MODA !!!

    Cadastro: nome da sua loja, seu nome, telefone e endereço (SOMENTE loja de GOIÂNIA)
    Para: LGSITES@HOTMAIL.COM ou 9963-2128
    Feito o cadastro vamos até a sua loja para fotografar os produtos.
    CADASTRAMENTO ATÉ DIA, 11 DE MARÇO DE 2011

    informe no cadastro se prefere: pagamento mensal ou anual
    R$12,00 POR MÊS
    OU
    R$125,00 POR ANO
    #O pagamento mensal é feito através do serviço (boy-moda) que irá até a sua loja. Sempre na primeira semana do mês.
    #O pagamento anual será feito através de uma conta bancária que iremos informar após o cadastramento.

    O site será sempre divulgado em diversas mídias para maior acesso.

    Feito por: Leandro Gomes Rodrigues
    Informações: 9963-2128 ou LGSITES@HOTMAIL.COM ®
    Ver mais

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