sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PREVIEW DESIGN DE JÓIAS E BIJUTERIAS - 2011

Aconteceu um evento excelente, direcionado para fabricantes de jóias, bijuterias e designrs, no dia 09 de novembro, no auditório do Fecomércio-GO. Regina Machado, especialista no assunto, veio falar de tendência e do Preview - Design de jóias e bijuterias. O caderno conta com o apoio do IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, SEBRAE, Serviço de Apoio às pequenas empresas e APEXBRASIL - Agência Brasileira de Promoção de exportações e investimentos. Regina fez uma abordagem sobre o que há de melhor no ramo. Para quem trabalha com biju, teve uma surpresa muito bacana, pela primeira vez, esse segmento está incluído no Preview. Isso é ótimo, pois sinaliza que a bijuteria se destacata cada vez mais no mercado e se projeta para o exterior, uma vez que o comitê de integração das instituições mencionadas, é composto pelos melhores especialista do ramo, e ainda tem o compromisso de passar uma imagem positiva dos designrs nacionais.
Marcelo Monteiro, consultor do IBGM/DF, estava presente e informou que o mercado de jóias e gemas no Brasil possui um potencial enorme, e segundo ele, a bijuteria não fica para trás. A Bijóia, uma das maiores feiras de biju do país e da América Latina, recebe mais de 10.000 pessoas por evento, entre lojistas e profissionais da área, e olha que a feira não é aberta ao público, só participa mediante a apresentação do cnpj. Outro recado de Marcelo para a platéia: "Não existe semi-jóia e sim bijuterias sofisticadas" a expressão semi degrine a imagem de suas peças, parece algo sem valor!
Regina Machado, por sua vez, fez uma abordagem super bacana sobre o fascinante mundo de joalheiros e também bijuterias. Para ela o design, conquista cada vez mais os mercados nacionais e internacionais.
A Bijuteria, (menciono-a porque estou no ramo), Nos anos 80 tinha cara de jóias, hoje as pessoas querem ter peças com designer diferenciados, algo que de certa forma lhes remetem poder, sofisticação, um jeito de estar no mundo. As misturas de cores e materias resulta em criações lindas. Com a globalização, os objetos se assemelham e para fugir dessa mesmice, é interessante que se tenha o olhar voltado para tudo que nos cerca, seja nas coisas simples do cotidiano, seja na política, na natureza, na fé, enfim temos uma quantidade infindáveis de coisas para nos inspirarmos. Muitos designrs já entenderam esse fenômeno e já estão imprimindo sua marca mundo afora. Dois exemplos disso é o design Tom Binns que cria bioux Couture e Camila Klein e tantos outros.
Regina Machado, é imperdivel, veja só um resumo de seu currículo: arquiteta, mestre e doutora em comunicação e cultura. Criou o curso de design de jóias de jóias e leciona na Universidade Veiga de Almeida, é professora convidada da Pós Graduação de jóias da UEMG e ainda faz parte da acadêmia Audition da Anglogold Ashanti. Além desse knoy how, Regina é uma pessoa super aberta e educada, muito atenciosa ouviu a todos com muito carinho e é muito estilosa.
Após a palestra(não estava no roteiro), tivemos a oportunidade de fazer um tour na fabrica de Raquel Pires e conhecer a forma de produção de biju em grande escala. Foi ótimo estar por lá e mais uma vez agradeço o convite. Obrigado!
Sites bacanas que vale a pena conhecer:

http://www.reginamachado.net/

http://www.ibgm.com.br/

http://www.mai-bijoias.com.br/

http://www.infojoia.com.br/

anapassos.art.br

http://www.joiabr.com.br/

http://www.tudojoia.com.br/

http://www.camilaklein.com.br/

http://www.tombinnsdesign.com/

http://www.ciadasgemas.com.br/


www.cambury.edu.br




Regina Machado


Marcelo Soares da IBGM

Visita à fábrica de Raquel Pires

Regina Machado e Raquel Pires

Regina Machado e Camila Costa (SEBRAE/GO)
Conhecendo produção Raquel Pires

Equipe Fecomércio e SEBRAE



Regina Machado e convidadas


Convidada


Convidadas: Detalhe p/ o colar com turquesas.

Convidados vip

Convidadas vip's

Rodrigo Balestra, curso design de moda Cambury, Camila e Mara do SEBRAE/GO


Regina Machado e design de jóias


Designrs jóias / Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário