terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SAUDADES VOVÓ CELINA



Muitas pessoas passam por nossas vidas e deixam saudades, outras deixam mais que isso, deixam a essência do que há de melhor nos seres humanos: Bondade, carinho, sabedoria e tantos outros adjetivos que qualificam o ser humano da melhor forma possível. Celina Carneiro foi uma dessas pessoas. Defeitos deveria ter muitos, no entanto, sua sabedoria de mulher forte e elegante jamais deixou-os transparecer. Pouquíssímas vezes a vi furiosa com alguma coisa.
Celina Carneiro tinha histórias e estórias para contar. Tenho Saudades de algumas tardes em que passavamos juntas, saboreando um delicioso café e ouvindo suas histórias. As vezes começa na sua juventude : os passeios pela rua do ouvidor, os passeios pelas praças, os bondinhos, os bailes, a moda, os vestidos... Outras falava das viagens pela Europa e tantos outros lugares que visitou. Raramente falava  das perdas, das angústias, das tristezas...
Celina foi minha maior fonte de pesquisa na Universidade. Algumas década que estudei na  história da moda, consultava Celina Carneiro e muitas vezes me surpreendia com a quantidade de informações que ela passava, não só de moda, mas da cultura e dos costumes das mulheres de tempos passados. Em alguns trabalhalhos ela colaborou como modelo, gostava das cameras e do burburinho da moda, isso fazia com que lembrasse de seu tempo em que trabalhou em uma das maison muito chic no Rio de Janeiro. Naquele tempo, a modelo desfilava apenas para clientes (mulheres) no interior da loja.  Celina me ensinou muito e por isso sou agradecida. Uma das coisas bacanas que ela me deixou foi que não tem idade para ser feliz. Celina também me fazia lembrar de uma mulher muito especial, minha querida vó a qual chamava de mãe.
 Celina  partiu em uma dia especial,  (Deus não quiz que fosse qualquer data) foi embora na véspera do natal, dia de comunhão, de paz, festas e boas lembranças.
Hoje senti muitas saudades de Celina e fiquei pensando o tanto que ela faz falta para todos nós e ao mesmo tempo lembrei de um texto que li de um filosofo que dizia mais ou menos  assim: "se você não existisse, para quem faria falta?" Celina Carneiro faz falta porque soube viver  e amar intensamente as pessoas e os momentos que a vida lhe deu nos seus 87 anos de existência.
Celina Carneiro essa simples homenagem é para dizer o quanto te amei e te admirei!
Abraços sempre!



3 comentários:

  1. Que homenagemm lindaa!!!

    Ela com certeza deve ter sido muito especial!!!

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Claudilice,pela homenagem à minha mãe,Celina Carneiro de Oliveira.Texto muito lindo.Realmente ,foi uma mulher com sabedoria que não se encontra nos livros, nem em bancos de faculdades,mas se encontra na alma constituída de amor,de certas pessoas .Ela era portadora dessa alma,e desse amor;amor com o qual fomos agraciados.Com certeza,ela faz e fará sempre muita falta.BJS. Regina Célia.

    ResponderExcluir
  3. Os avós são tão especiais!!!!
    Sei o que é isso.
    bjus

    ResponderExcluir