domingo, 23 de janeiro de 2011

5º GOYAZ FESTIVAL COM JAQUES MORELENBAUM E YAMANDU COSTA

A 5ª edição do “Goyaz Festival – Mostra de Música Instrumental” foi encerrada ontem (22/01), no melhor estilo possível. O Palácio da Música Belkiss Spenziere (Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia) estava lotado. O violoncelista Jaques Morelenbaum, considerado um dos melhores instrumentistas brasileiro se apresentou ao lado dos consagrados violinista Gabriel Improta e o baterista Rafael Barata. A outra metade do show ficou por conta do premiadíssimo violonista Yamandu Costa em companhia de seu convidado o acordeonista Alessandro Kramer. A apresentação contou com um repertório de músicas de autoria deles próprios e de outros cantores. Esses artistas apresentaram o que há de melhor na música instrumental brasileira, são muito respeitados no Brasil e também no exterior. O festival estava realmente lindo!
Mas nem tudo são flores, e andando pela platéia nos intervalos das apresentações, ouvi e vi coisas que realmente não gostaria de ter presenciado em um evento de alto nível, uma delas era a reclamação daqueles que estavam ali com o propósito de apreciar a boa música, o que foi prejudicado com o barulho ensurdecedor da “galera do fundão” que parecia não entender o que estava acontecendo, atrapalhando as apresentações, apesar dos vários pedidos dos organizadores e do apresentador do espetáculo no sentido de manter silêncio durante a apresentação do musical. Graças a Deus foi uma minoria da platéia que provocou tanto ruído.
Algumas pessoas realmente fazem feio, foi o caso daqueles que chegaram mais cedo e ficaram marcando cadeiras para os atrasados. Para quem não sabe isso é uma gafe terrível, havia pessoas em pé querendo sentar e os locais vazios. Teve um caso em que o segurança precisou falar com a pessoa, mesmo assim ela não cedeu os lugares e as cadeiras permaneceram vazias durante quase toda apresentação.
Observei um senhor que já impaciente com o barulho durante a apresentação, gritou para que aquelas pessoas tivessem um pouco de respeito com os músicos.
O evento no geral estava bem organizado, o que não foi correspondido pela falta de educação de alguns convidados.
Em outro aspecto, gostaria de deixar uma sugestão para os organizadores. Em alguns locais o convidado é barrado se não tiver vestido de acordo com o evento, ou seja, as boas maneiras dizem que para cada ocasião devemos nos vestir de acordo. È claro que não estou sugerindo que as pessoas vão a rigor ou que utilizem o império das aparências das cidades parisienses, nem estou referindo aos grupos ou tribos daquelas pessoas que adotam estilos muito próprios como os músicos, as pessoas da moda, os idealistas, etc. que por sinal eram poucos, mas estavam ótimos, me refiro aos desleixados mesmo, aqueles de bermudas puídas e chinelões, pessoas que parecem estar indo para um estádio de futebol ou coisa parecida.
Outra dica, quando você vai à uma festa ou mesmo um evento, você deve vestir-se em respeito ao seu anfitrião. A sugestão é que os organizadores coloquem o tipo de traje no convite, como por exemplo, traje esporte.
Desculpem minha colocação, não estou falando de exclusão, todos nós merecemos usufruir dos melhores eventos culturais, no entanto, na condição de ex-professora de Etiqueta Social, (SENAC e Escola Militar) me senti à vontade para falar de tal assunto e quem sabe dar minha contribuição e com isso nos próximos eventos poder apreciar com maior aproveitamento a boa música apresentada. Ter estilo é também ter educação independente do local onde nos encontramos, vamos colocá-la em moda e praticá-la.

Violocenlista Jaques Morelenbaum, violinista Gabriel Improta e baterista Rafael Barata
Yamandu Costa e Alessandro Kramer

Violinista Yamandu Costa e o acordeonista Alessandro Kramer

Design de moda Marcos Queyros e Dra. Cristina Afonso - Núcleo de Proteção aos Queimados

Eugênia Fraietta veste Nara Rezende




Lucas Fontenelle









Eugênia Fraietta

4 comentários:

  1. Claudilice!
    A foto até ficou boa, o problema é o modelo!
    (de chapéu) kkk!
    Otimas fotos do evento. Achei bastante interessante seu blog. Vou passar a dar umas espiadas nele de vez em quando.
    Um grande abraço!
    Lucas Fontenelle

    ResponderExcluir
  2. Uau!!! Só as phynas!!!

    bjs!!

    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o show do Tanghetto, foi lindo! E paraphernalia, que eu não conhecia surpreendeu!
    As fotos estão ótimas, Claudice!

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudilice!
    Passando para agradecer sua visita e o carinho deixado nas poucas mas sinceras palavras. Demorei um pouco para retribuir a visita, mas cá estou, e surpresa e encantada com tantas coisas lindas,pessoas, roupas, bijoux (que amo), e muita alegria e energia positiva. Parabéns por seu trabalho, ví seu Perfil e fiquei encantada com sua pessoa e batalhadora que é. Minha filha mais velha tambem é professora de História, aliás terminou o Doutorado ano passado, é pesquisadora e já escreveu 3 livros pela UNICAMP. Enfim, temos algumas coisas em comum,rsrs, e aquí vou estar sempre para dar uma espiadinha e acompanhar voce mesmo distante ok?
    Beijinhos, um lindo ano de 2011, sucesso, paz e muito amor.
    Volte sempre...
    wildméa

    ResponderExcluir