sábado, 25 de setembro de 2010

ACERVO REVISTA VEJA DO ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS


Pessoal,

A professora Cacilda Vitória da Universidade Salgado de Oliveira, nos enviou uma informação muito interessante para quem gosta de pesquisar nossa história. No e-mail ela diz:


"Este é o endereço de acesso de todas as revistas veja, editada pela Abril nesses últimos 40 anos. Da capa à contra-capa, incluindo todas as páginas. É um trabalho impressionante que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para eventuais trabalhos de pesquisa. A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos.

A primeira edição Veja foi publicada em 1968. O sistema de navegação é similar ao da revista de papel. O usuário vai foleando as páginas digitais com os cliques do mouse. O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por períodos e editoriais. Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidades e fatos históricos. Com investimento de 3 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre a editora Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto. Foram digitalizadas mais de 2 mil edições por uma equipe de 30 pessoas. O Banco Bradesco patrocinou a iniciativa. Todas as edições poderão ser digitadas na íntegra em formato digital no endereço: www.veja.abril.com.br/acervodigital/. Eu já visitei o site e amei. Vou repassar para os colegas da História para que repassem para seus alunos. Consulte que é muito bom.

Um comentário: