sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

CHARLES FREDERICK WORTH

O Primeiro Estilista da História da Moda

Charles Frederick Whorth (foto) nasceu em 1825 na Inglaterra. Segundo Sabino (2007, p. 638), sua trajetória profissional iniciou-se como vendedor no ramo de lojas na Swan & Edgar e Seda (Lewis E. Allendy). O pai foi advogado e antes de falir em consequência dos jogos, deu-lhe boa instrução.
Whorth tornou-se personalidade muito importante para a história da moda. A concepção de Alta Costura foi criada por ele. Não gostava de ser chamado de costureiro preferia ser o artista dos vestidos ou o criador de toiletes. Em 1845, foi para a França trabalhar em uma loja especializada em produtos de luxo chamada Gagelin. Queiroz nos informa que a característica ambiciosa do estilista o levou a observar e estar em contato com a alta sociedade parisiense (1998, p. 7).

Marie Vernet era uma de suas vendedoras e tornou-se sua esposa. Sua beleza e elegância despertaram no marido a idéia de torná-la a primeira manequim a exibir as roupas no próprio corpo. A grande divulgadora do trabalho de Whorth foi Eugenia de Montijo, esposa do imperador Napoleão III, foi ela quem apresentou suas criações para a corte.
Em 1864, Whorth eliminou o uso da creolina, os vestidos a partir de então passaram a ter apenas uma calda e posteriormente foi acrescentada uma anquinha na parte de trás. O sucesso de suas roupas era tanto que em apenas dez anos havia tornado-se o maior nome da moda e também ditador no ato de se vestir. A mulher que quisesse vestir suas roupas tinha que ir até seu atelier com exceção de Eugênia e sua corte. O criador poderia dispensar a cliente quando não a achasse a altura de seus vestidos.
Laver menciona o historiador francês Hippolite Taine descrevendo sobre a espera das mulheres no atelier do costureiro e a obediência delas em não questionar lhe sobre os vendidos indicados (2007, p.188).
Whorth era especialista em vestidos luxuosos e exclusivos. Criava modelos para bailes e para as mulheres se apresentarem a corte. Sua clientela ampliou-se para outras realezas como, Austrália, Suécia, Itália, Rússia. Também passou a vestir as mulheres de grandes posses dos Estados Unidos. Foi o primeiro a vender modelos e toiles (Moldes de tecidos) para reprodução na América e Inglaterra. Os vestidos túnica e o de corte princesa tiveram enorme aceitação. A anquinha é considerada uma inovação de grande sucesso. Outras criações foram o manto da corte pendurado nos ombros, os vestidos com dois corpetes, sendo um para o dia e outro para a noite, as mangas e saias contendo passamarias, os babados e bordados. Whorth foi o primeiro estilista a apresentar as coleções por estação, outono/inverno e primavera/ verão. Usou a tecnologia da época a seu favor como, a máquina de costura, a renda feita à máquina e os novos corantes. Parte de sua inspiração vinha das obras de Van Eyck, Gainsborough e Diogo Velásquez. O fracasso chegou para Whorth. Dos seus inúmeros seguidores muitos se tornaram seus concorrentes. A Maison Paquin e Doucet eram uma delas. Com o surgimento desses novos profissionais da moda, o fim da corte (a imperatriz Eugênia deixara de ser modelo a ser copiada), a crise e a guerra Franco Prussiana (1870/1871) ocorre à queda do maior costureiro do século XIX que governara sozinho, a moda francesa por cinco décadas.
Com a morte do estilista, seus filhos deram continuidade nos negócios. Whorth já os havia preparados como sucessores. Os irmãos foram bem sucedidos, embora contassem com a presença da concorrência. Em 1900 a Maison Whort lança o perfume “Jê Reviens” e garante enorme sucesso.
A Segunda Guerra chegou devastando a Europa e com isso a casa Whorth chega ao fim. Após a Guerra um nome que há algum tempo vinha ofuscando o brilho de Whorth chegou para dar continuidade às grandes personagens da história da moda: PAUL POIRET.







BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

LAVER, James. A ROUPA E A MODA. Uma História Concisa. São Paulo. Companhia das Letras, 1989.
QUEIROZ, Fernanda. Os Estilistas. São Paulo, SENAI CETVEST, 1998.
SABINO. Marco. Dicionário da Moda. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2007.


BLOGS VISITADOS:

www.Pateira.net/display
http://www.metmuseum/. Org./
http://www.mal-tagge.blogspot.com/
WWW.vistase.wordpress.com/.../
WWW.namidiacom.worpress.com
http://www.npv.blogspot.com/
http://www.brincandoevestindoahistoria.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua publicaçao, peguei ela como guia pro meu blog ok?
    Amei o blog.
    Segui meu blog tbm
    http://dodicimenina.blogspot.com
    Beijos Leti

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante de moda, estou fazendo um trabalho sobre esse icone que foi Worth, para o mundo da moda, e seu blog de maneira geral me ajudou bastante.. Seu metodo direto e exemplificado de expor suas informações, é otimo! Visitarei com mais frequencia!Obrigada ;*

    ResponderExcluir