No dia 25 de abril, Rafael Rodovalho, apresentou sua coleção no auditório do SENAI, Ítalo Bologna de Goiânia. O designer é um concorrente forte nas Olimpíadas do Conhecimento. O evento é de suma importância para os estilistas e designrs brasileiros, uma vez que o finalista terá a oportunidade de apresentar seu trabalho, para uma equipe apuradíssima na Alemanha.
Rafael Rodovalho, segundo comentários feitos por várias autoridades do segmento, presentes no evento, apresentou um trabalho de excelente nível profissional.
Se depender da cara de aprovação e aplausos do público, Já podemos contar com a presença do designer nas Olimpíadas de São Paulo e quem sabe como finalista na Alemanha, torcida não falta. Confira abaixo o release da coleção.
RAFAEL RODOVALHO VERÃO 2013
Dados pré-determinados contendo consumidores, tema, tendências, conceitos de sustentabilidade e quantidade de cores e materiais a serem utilizados foram o ponto inicial para a concepção desta mini-coleção, que visa atender os anseios do público denominado Geração Y.
Jovens entre 18 e 24 anos que, posicionados no topo da pirâmide de influência, são aspiracionais para os mais novos e inspiracionais aos mais velhos, possuindo identidades determinadas pela internet e transcendendo o lugar onde residem, promovendo o consumo globalizado e conexões estéticas e comportamentais com outros jovens ao redor do globo (Glocal: global + local). A informação, o poder de interação e as possibilidades criativas que a tecnologia os proporciona através de redes sociais, aplicativos e plataformas virtuais permitem que conteúdos pessoais possam tomar proporções gigantescas, como, por exemplo, em vídeos virais, ou cause uma espécie de ansiedade crônica por meio do receio que os indivíduos dessa geração alimentam em se sentirem isolados, sozinhos, e/ou perdidos na multidão.
Baseado na indagação de que esse cliente, apesar da pouca idade, tão sofisticado, atualizado, exigente e importante para o mercado atual de moda sentiria através dos sentidos do corpo humano em uma região do litoral brasileiro, no caso o carioca, têm-se a proposta chave para a criação do projeto apresentado a seguir, que busca retratar de forma não-literal o cartão postal máximo brasileiro, o Rio de Janeiro.
A geografia, o sol, a maresia, os coqueiros, a música, o lifestyle, as praias, as calçadas, os corpos e, claro, o povo. O carioca é bom em botequim, sandália de dedo, frescobol, caldinho de feijão e botar apelido nos outros, (...); também é bom em roda de samba às segundas-feiras, programa ao ar livre com as crianças, baixa gastronomia chique, esnobar famosos e, principalmente, fingir que não se leva a sério. (Ruy Castro Vogue Brasil, Novembro 2007).
Volumes, sobreposições e transparências em tecidos leves foram trabalhados como massas pitorescas de cor, de maneira a representar o skyline privilegiado da cidade, onde morros, pedras, encostas, fauna e flora circundam os urbanos edifícios de Niemeyer e Reidy e emolduram as belas praias. Decotes e cavas sinuosos e vertiginosos são citações diretas ao esporte - tão caro ao carioca - e a rica moda praia de Lenny. Faixas metálicas e texturizadas lembram bandagens reproduzindo o visual das meninas do funk, que tem inspiração na Alta Moda de Alaïa, Mugler e Versace, assim como nas platibandas de Ana Mariani, como bem descreve Mari Stockler, fotógrafa e autora do livro Meninas do Brasil; além de, na coleção, evidenciar os elaborados tapetes de pedras portuguesas que contornam a orla dos pontos mais famosos do Rio e ainda as folhas dos coqueiros e palmeiras que embelezam e dão vida a lugares como Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas e Jardim Botânico.
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